Fake News
Memórias de mercenários

Leonardo Cavalcanti

A partir de relatos de três produtores de fake news, o Correio revela os detalhes da montagem das notícias falsas. Especializados em tecnologia e marketing político, esses homens, que chegam a ganhar mais de R$ 500 mil por candidato em períodos eleitorais, têm em comum a capacidade de não deixar rastros.

Com a garantia de anonimato, eles concordaram em contar segredos da guerra na rede — ou pelo menos parte deles. Um dos contatos foi feito em Brasília durante quase vinte horas, divididas em cinco conversas, o outro, numa cidade de Goiás. Um terceiro confirmou informações a partir de contatos telefônicos, mas preferiu evitar maiores encontros.

Ao longo da reportagem, eles serão chamados de mercenários e identificados a partir de letras (das primeiras letras de Fake News) e números. Todos rechaçam a alcunha, mais relacionada a combatentes que trabalham apenas por interesse financeiro.

Preferem ser associados a guerrilheiros, algo referente à luta ideológica. É a primeira das mentiras, num terreno virtual minado, em que os Estados parecem incapazes de reagir e desarmar os explosivos. Como se verá, não é o único problema das autoridades.

O Correio também conversou com mais de 30 investigadores, policiais, marqueteiros, acadêmicos e políticos sobre o poder e a extensão das fake news nas eleições. Por Skype, entrevistou o escritor inglês Misha Glenny, autor de Mercado sombrio — o cibercrime e você e McMáfia — crime sem fronteiras, ambos editados no Brasil pela Companhia das Letras.

Os dois livros de Glenny detalham como criminosos especializados se aproveitam da rede de computadores para enganar pessoas comuns. Os métodos usados, como o anonimato e a técnica de apagar rastros, são parecidos com os da produção das fake news, numa guerra cada vez mais cara à democracia, em que a verdade é a primeira a desaparecer.

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Os recrutas

No minúsculo quarto de hotel da cidade de quase 100 mil habitantes na Argentina, fronteira com o Uruguai, o mercenário FN001 recebe a última chamada telefônica vinda de São Paulo. Depois da viagem de quase 2.000km, alternando trechos de avião e de ônibus, ele finalmente vai encontrar o homem que será o responsável pelos disparos de e-mails contendo notícias falsas contra um candidato a presidente do Brasil.

A primeira tarefa, ao abandonar a habitación e caminhar até uma sala comercial próxima dali, será testar a capacidade do contato local em enviar um lote de mensagens inverídicas para um milhão de e-mails. Os dois desconhecidos, com desconfianças mútuas, conseguem se entender a partir de um portunhol canhestro. O argentino contactado desde a capital paulista por um colega de trabalho do mercenário mostra eficiência na missão.

O que está em jogo é o tempo dos disparos das mensagens. Tal qual uma metralhadora, o equipamento do gringo é capaz de descarregar as notícias no lote de um milhão de e-mails entregues no pendrive. E, assim, o argentino é recrutado para um período de três meses, que, em terras brasileiras, corresponde ao da campanha eleitoral. Com um último aperto de mãos, restava a FN001 pegar o primeiro ônibus de volta ao aeroporto mais próximo e retornar ao bunker das fake news. Era agosto de 2010.

Dias antes, o mercenário estava no escritório da empresa de marketing que o havia contratado para fazer a guerrilha virtual. Ao redor da mesa, 18 integrantes de uma lista de cortes feita pelo Departamento de Recursos Humanos. O grupo era formado pelos mais irresponsáveis, o pessoal que não cumpria prazos e quase sempre estava atrasado para as reuniões.

Tenho uma notícia. Vocês estão demitidos.

Antes mesmo do desânimo geral, a proposta: “Posso recontratá-los caso algum de vocês queira trabalhar com contrainformação”. Sem saber ainda o que aquilo significava, os 18, mesmo apreensivos, toparam o trabalho e assinaram um termo de confidencialidade, que, na prática, não valia de nada, mas simbolizava o caráter sigiloso do trabalho a ser feito a partir dali.

É preciso ter confiança na equipe, pois nesse negócio não se trabalha com freiras. O cara pode não ter a dimensão do estrago que pode causar na eleição, mas sabe que está fazendo algo delicado, suspeito.

Acomodado na cadeira espaçosa de uma cafeteria de Brasília, há duas semanas, FN001 continuou: “É preciso ser leal, pelo menos até os rastros serem apagados”. Os mercenários mais qualificados e mais bem pagos do país — aqui, falamos de, no máximo, 10 pessoas — têm alto conhecimento de informática, comunicação e, até mesmo, de psicologia. Mesmo que, neste último caso, algumas lições se misturem com exemplos rasteiros nas palavras de FN001.

O produtor de fake news não busca que uma notícia falsa se transforme em verdadeira. Ele quer apenas legitimar a dúvida.

Segundo a filosofia de botequim de FN001, o problema da pessoa não é saber se o companheiro é infiel. “Se a pessoa sabe, ou aceita ou acaba o casamento, simples. A aflição está na dúvida.”

A dúvida explica a razão de as fake news não atingirem os militantes fiéis de determinados candidatos. Eles já conhecem o político, o apoiam a partir de pesos e contrapesos bem definidos, algo como, “ele tem lá os seus pecados, mas, ainda assim, é melhor do que os adversários”. Vide o exemplo mais recente, a eleição de Donald Trump nos Estados Unidos. A força das fake news foi mais evidente nos swing states, aquelas regiões sem predominância democrata ou republicana.

“Foi em cima dos eleitores desses estados que se concentrou essa tentativa bem-sucedida de manipulação”, disse-me Silvio Meira, professor do Centro de Informática da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e da Escola de Direito do Rio da FGV. “A Rússia influiu na eleição americana, contaminando opiniões, talvez de milhões de eleitores, nos locais onde a disputa poderia ser virada”, afirmou Meira, um homem de 62 anos, que é considerado um dos pesquisadores mais influentes na área de tecnologia da informação e um dos pensadores mais atuantes no debate sobre democracia.

“Vivemos um dos pedaços mais complicados da história da humanidade, em que as pessoas não entendem as tecnologias que usam.” Dúvida e confusão, duas palavras do glossário das fake news que parecem conviver muito bem, obrigado, com outras, como algoritmo, filtro bolha, bots, hoax e clusters.

A dúvida pode ser instalada, por exemplo, a partir da alteração do domínio do e-mail de um religioso de alta patente e com capacidade para influenciar rebanhos. Ao manter o nome do usuário desse cidadão, FN001 conseguiu produzir estragos na campanha adversária. Para ampliar os disparos, foi preciso apenas acionar o contato daquela cidade de 100 mil habitantes na fronteira da Argentina com o Uruguai, descrito no início deste texto. Com os disparos feitos a distância, os fiéis da igreja seguiram à risca a recomendação do texto e republicaram a notícia, que pegou como fogo em capim seco.

Uma dessas fogueiras das fakes news está justamente na religião. Em setembro do ano passado, o papa Francisco pediu que a Igreja Católica fizesse uma reflexão profunda sobre as notícias falsas. Fake news serão tema do 52º Dia das Comunicações Sociais, celebrado em 18 de maio. “A verdade vos tornará livres”, escreveu Jorge Mario Bergoglio na conta do Twitter. Segundo a Santa Sé, a Igreja precisa oferecer uma contribuição sobre o tema, propondo uma reflexão das consequências da desinformação e estimular um jornalismo profissional, que “busca a verdade”.

Os observadores do Vaticano pareciam ainda impactados pelos resultados das eleições norte-americanas que elegeram Donald Trump. Uma das mentiras espalhadas na campanha era de que o papa Francisco teria apoiado o republicano.

Aqui, no Brasil, anos antes, em outubro de 2010, a três dias da eleição presidencial, Bento XVI condenou o aborto e pediu que bispos brasileiros orientassem os fiéis politicamente — no que parecia uma clara interferência. Não citava Dilma Rousseff diretamente, mas tal associação com a candidata acabou sendo feita. A petista, na época, reagiu e se disse contra o aborto. “Acho que o papa não tem nada a ver com isso. Aqui ocorreu uma outra coisa, ocorreu uma campanha que não ocorreu à luz do dia. Quem fez a campanha não se identificou, não mostrou sua cara. Foi uma campanha de difamações, de calúnias e algumas delas ao arrepio da lei”, disse Dilma. Na época, a expressão fake news ainda não era popularizada.

A batalha contra as fake news começa no próprio conceito da expressão. Nessa guerra, poucos se entendem, como numa grande babel moderna, que apenas oferece vantagens aos produtores de notícias falsas. É o que explica o segundo mercenário, FN002, localizado numa cidade de porte médio em Goiás:

As pessoas querem replicar as histórias, mesmo sem saber exatamente do que se trata. É algo feito por instinto, querem ser os primeiros a levarem uma informação qualquer para um grupo.

Em pé, próximo à janela do escritório no sexto andar de um prédio comercial, o mercenário nº 2, de gestos rápidos, quase nervosos, fala sem parar. E mostra, na tela do computador, uma série de trabalhos como se quisesse confirmar as palavras. O custo de se produzir informação falsa é a dúvida constante dos interlocutores no fato e no autor. Existem histórias sem finais felizes.

02

A arte da mentira

Existem histórias sem mocinhos. Enquanto os investigadores têm dificuldades em identificar autores de fake news, os mercenários profissionais formam um pequeno grupo especializado em comunicação e tecnologia e, mesmo atuando em times diferentes, conseguem se reconhecer.

Se eu não conseguir achar o cara que fez a guerrilha contra o meu cliente, eu sei quem ele é.

Depois de rir da própria frase, FN002 começa a detalhar o trabalho. Ele tem duas identidades, dois escritórios, dois tipos de clientes. Às vezes tudo se mistura, principalmente quando os contratantes são políticos. Uma parte do serviço é visível, com registros, notas fiscais e funcionários fichados. A outra é secreta, sem qualquer tipo de rastro. Na lista clandestina, que tem em média 18 pessoas, há ex-jornalistas especializados em investigações, técnicos em informática, atores, dubladores — capazes de imitar 30 vozes de políticos e celebridades — e policiais militares.

Não é qualquer policial, tem de ser um oficial para garantir a segurança do bunker. Caso ocorra alguma denúncia, ele precisa matar a investigação no início.

FN002 detalha a contratação de um oficial da Polícia Militar. “Ninguém faz denúncia sobre um escritório que produz fake news, os adversários tentam associar o meu time ao tráfico de drogas ou desmanches, por exemplo”, afirma o mercenário. “Se a polícia der uma batida aqui, o meu oficial toma a frente do caso e afasta qualquer possibilidade de levarem computadores, que poderiam me associar a algum político.”

Entre as “maldades” produzidas por FN002 estão as sátiras, disseminadas no WhatsApp e Facebook. Para além da controvérsia sobre como enquadrar as piadas — acadêmicos divergem se elas são ou não fake news —, FN002 utiliza a mesma rede anônima das notícias falsas.

As tarefas na produção e divulgação das notícias vão das mais simples às mais complexas — e sempre têm uma certa dose de provocações, como o uso de CPFs do candidato adversário em determinada operação. Depois de montar a estrutura da fake news, seja em texto seja em vídeo, e jogar na rede a partir de páginas disponíveis gratuitamente na internet, a missão será impulsioná-la nas redes sociais e garantir maior visualização.

Assim, é preciso comprar um cartão de débito recarregável — “sem análises de crédito ou qualquer burocracia”, como diz uma propaganda na internet — , que pode ser adquirido em lojas de departamento por R$ 15. Numa lan house da periferia da cidade, mais distante possível do bunker, o produtor de fake news precisa habilitar e, na sequência, gerar um boleto para pagamento do cartão em dólares. E aqui vem a tal piada interna, com uso do CPF.

Se o adversário for buscar as pistas da maldade, vai chegar a ele mesmo.

As ações descritas por FN002 são confirmadas pelos outros mercenários ouvidos pelo Correio. A partir daqui, é possível fazer depósitos de US$ 500 por dia para impulsionar as notícias em redes sociais. Para tornar ainda mais complexa a identificação, um terceiro mercenário, FN003, prefere comprar cartões pré-pagos em outros países. “Já fiz encomendas para uma rede de guerrilheiros no Canadá e em países europeus”, disse-me ele, a partir de uma conversa por WhatsApp. “É arriscado comprar esses cartões no Brasil, na minha opinião.”

As formas de os mercenários mascararem as páginas com os links de sites ontendo as notícias falsas são as mesmas usadas por golpistas, fraudadores e ladrões há pelo menos 10 anos na web, tudo a partir da hospedagem em servidores no exterior. A confecção das páginas é feita em computadores comprados de segunda mão que serão descartados para evitar rastros logo na largada, a partir do “endereço MAC”, a identificação dos aparelhos.

Para terminar de apagar os rastros, falta camuflar o protocolo da internet (IP), responsável por enviar as informações que trafegam pela rede, tal qual as cartas postadas. A identificação dos IPs pode desmascarar criminosos e, por isso, um dos trabalhos dos mercenários de fake news, como o de golpistas da rede, é alterar os protocolos com os serviços de proxy. Neles, há duas vantagens para o criminoso em relação aos investigadores, a transmissão de dados criptografados e as mudanças contínuas de IP, que pode estar em qualquer parte do mundo.

De volta ao escritório, entre uma xícara de café expresso e uma lata prateada de energético, FN002, mostra uma pilha de documentos referentes a um processo judicial em que ele não aparece em nenhum momento. “Foi aberto contra um cliente, um candidato. O adversário se sentiu prejudicado, ninguém foi encontrado para responder, e o juiz arquivou, criticando o político que ajuizou a ação”, diverte-se o mercenário.

A maioria dos policiais locais não têm a ideia do que procurar nos computadores.

FN002 acredita — e aqui demonstra um certo alívio — que há um despreparo da polícia brasileira nas investigações contra as fake news. “Mesmo durante uma batida, imagine se os policiais vão se importar com uma série de máquinas, eles não têm a mínima ideia do que está sendo feito no escritório.” De mais a mais, o mercenário de número 2 conta que a maior parte dos trabalhos é arquivada em serviços de nuvens, os servidores remotos, que complicam ainda mais o trabalho de investigadores de cibercrimes.

A mais de 9.000km de distância, em Londres, o escritor inglês Misha Glenny, 59 anos, tem uma opinião parecida com a FN002 sobre a polícia brasileira. Autor de Mercado Sombrio, editado no Brasil pela Companhia das Letras, uma espécie bíblia sobre os ataques perpetrados na internet, Glenny morou na Rocinha para escrever O dono do morro e conhece bem tanto os crimes que ocorrem no mundo virtual e fora dele. Além disso, teve acesso a investigadores qualificados da Polícia Federal que combatem golpes na internet na Polícia Federal.

O país tem muitos usuários de internet competentes, muitos bons engenheiros de softwares, mas as estruturas governamentais do país são subdesenvolvidas.

Glenny, 59 anos, é cético em relação à capacidade da sociedade civil organizada em combater as fakes news, levando a bola de volta para as autoridades. O problema é que há um bate-cabeça no debate sobre fake news, onde qualquer ação mais efetiva do Estado pode ser confundida como censura. Professor da Universidade Federal do Espírito Santo e coordenador do Laboratório sobre Imagem e Cibercultura (Labic), Fábio Malini é um dos maiores pesquisadores da rede brasileira e se diz cético sobre os efeitos das investigações e das alterações da legislação para conter as fake news.

A força-tarefa para combater as fake news é irrelevante.

Malini faz referência ao grupo criado por Luiz Fux, ministro do Supremo, com representantes da Polícia Federal e do Ministério Público. Para o professor, a cultura das notícias falsas se desenvolve cada vez mais nas redes sociais privadas, como o WhatsApp, uma definição própria do acadêmico — alguns especialistas veem o aplicativo como um serviço de troca instantânea de mensagens, mas todos concordam na dificuldade de apurar crimes disseminados dentro dos grupos.

Hoje, há apenas três formas de punir os autores de fake news, todas com mais de 30 anos de vigência. Primeiro, o Código Eleitoral, que trata da divulgação de informações inverídicas, é da década de 1960, sem qualquer referência à internet. O Código Penal, que prevê a injúria, calúnia e difamação, é dos anos 1940 e poderia ser usado em última hipótese. Por fim, a Lei de Segurança Nacional, de 1980, que estabelece punições por difundir boatos que causem pânico.

No sétimo andar do Máscara Negra, como é conhecido entre jornalistas o edifício-sede da Polícia Federal, em Brasília, Eugênio Ricas, diretor de Investigação e Combate ao Crime Organizado da corporação concorda que o país não está preparado para as fake news nas eleições. “Só estaríamos preparados se fosse possível responder ao crime em poucos dias, sem permitir que as notícias falsas interferissem na campanha”, disse o delegado, que, aos 42 anos, se transformou numa espécie de porta-voz da força-tarefa.

Ricas afirma que a legislação é fraca o que dificulta ainda mais investigações complexas para se chegar aos autores, que usam servidores de outros países e a deep web. O policial acredita que o objetivo da força-tarefa é criar protocolo de atuação dos investigadores, da PF e do MP, e dos magistrados. O segundo passo seria propor minuta de alteração legislativa. O delegado acredita saber qual o perfil dos produtores de fake news: “São jovens com habilidade com internet, uma parte faz de brincadeira e outra para ganhar dinheiro. E nesse meio tem os ideológicos, da direita e da esquerda”. O leque de suspeitos é amplo. Existem histórias sem mocinhos.

03

As buscas

Existem histórias sem rastros. Nos últimos meses da última campanha presidencial no Brasil, FN001 dormia apenas duas noites no mesmo hotel. As trocas constantes de endereços eram uma precaução envolvendo a segurança do mercenário, que levava sempre na mochila o computador. Um simples notebook, descartável, que pode ser adquirido no mercado por R$ 1,5 mil. A máquina servia apenas para se conectar a redes sem fio, mas uma apreensão poderia, nunca se sabe, complicar o candidato que contratou FN001 a peso de ouro.

O mercenário, durante uma conversa com a reportagem do Correio, em Brasília, demonstrou impaciência com os “amadores”. “Há guerrilheiros mais afoitos que acabam deixando rastros ao usar programas, por causa dos dados EXIF”, disse-me ele, que recusa a alcunha de mercenário, preferindo ser identificado como alguém mais ideológico. É uma farsa, o que move o trabalho desses homens, especializados em comunicação e tecnologia, é o dinheiro. Os tais dados abrem a possibilidade de alguém identificar o local onde a foto foi tirada. “A máquina fotográfica grava dados como ISO, abertura, velocidade... Quando grava uma imagem com um Photoshop, ele pode incluir dados que foram usados por quem instalou o programa e desmascarar o produtor de fake news.”

Mesmo com a dificuldade de investigação, alguns mercenários amadores caem na rede dos investigadores. Foi o caso de um empresário do Espírito Santo, indiciado por crime de divulgação de pesquisa fraudulenta. A apuração da Polícia Federal foi iniciada por causa da falsificação de página de um jornal na internet. A fake news revelava um levantamento fraudulento. O caso, com investigação do início ao fim, é tão raro que vai servir de modelo para a força-tarefa criada pelo ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal (STF), com a PF e o Ministério Público. Mas todos sabem das dificuldades de caçar um mercenário.

Há uma sofisticação e uma complexidade nas fake news que tornam as investigações e as próprias punições complexas.

Evandro Lorens, diretor da Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais (APCF), é uma figura tranquila, mas não confunda tal qualidade com a resignação. Especialista em arquitetura e segurança da informação, Lorens afirma que ainda há uma imaturidade no país para tratar do tema, mas acredita que investigadores e a própria sociedade serão capazes de evoluir no combate às fake news. Ele traça um paralelo com as primeiras apurações sobre os casos de pedofilia na internet.

No início das apurações sobre os crimes de pedofilia na rede, os peritos não conseguiam avançar porque a legislação apenas autorizava o flagrante no momento da transmissão das imagens das crianças. “Isso complicava muito a apuração. A gente tentava fazer a interceptação, avançava, mesmo com eles usando o proxy, mas não conseguia prender”, lembrou Lorens. Tal ferramenta, o proxy, é usada para criptografar dados e mascarar os protocolos de internet (IP), que identificariam a conexão e o conteúdo das informações. “Mesmo com as buscas e apreensões, o cara não era preso e sumia no mundo, pois o armazenamento do conteúdo pornográfico não era considerado crime.”

O avanço ocorreu com alterações na legislação. O armazenamento de vídeos e imagens passou a ser considerado crime. “Demos a última volta no parafuso com o desenvolvimento de tecnologia, que permitiu a análise dos computadores ainda na residência do criminoso”, afirmou Lorens. Em vários momentos, como no caso do combate à pedofilia, as ferramentas são desenvolvidas pelos próprios peritos. De volta às fake news, ainda estamos longe de avanços, o que faz com que Lorens acredite no desenvolvimento da própria sociedade para se proteger das notícias falsas montadas pelos mercenários.

A própria legislação é antiquada, com leis das décadas de 1940 e 1960, dos códigos Penal e Eleitoral, respectivamente. A mais recente, de segurança nacional, é dos anos 1980, completamente defasada no quesito crimes virtuais. O marco civil da internet, como é chamada a Lei N° 12.965/14, sancionada por Dilma Rousseff, também não ajuda os investigadores.

“Todos têm lados, inclusive juízes. Qual a chance real de uma ação efetiva contra uma campanha presidencial se um magistrado não estiver preparado para perceber o estrago de uma fake news, e simplesmente desconsiderar as apurações”, questionou um investigador federal que preferiu não se identificar. “A força-tarefa vai servir para amedrontar os amadores, que vão pensar duas vezes antes de tentaram produzir fake news. Os profissionais continuarão no jogo.”

Entrevista com MISHA GLENNY

“O Brasil não está pronto para o combate”

O escritor inglês Misha Glenny, 59 anos, apura os movimentos de criminosos na internet. Autor dos livros Mercado sombrio e McMáfia, ele expõe o universo do cibercrime para o leitor comum, com todas as implicações e riscos tanto para os Estados como para a vida privada do cidadão. Se a internet mudou o cotidiano das pessoas, também as deixou reféns a golpes de todos os tipos, a partir de e-mails, aplicativos de mensagens instantâneas e notícias falsas, um tema que cada vez mais é alvo de preocupações de Glenny, que conversou com o Correio por Skype, desde Londres, onde vive. Entre os próximos meses de maio e abril, o escritor vem ao Brasil para revisitar a favela da Rocinha, cenário do mais recente livro, O dono do morro — um homem e a batalha pelo Rio, lançado em 2016.

» O Brasil está preparado para combater as fake news?

Não, eu não acho que o Brasil está preparado de maneira alguma. O país tem muitos usuários de internet competentes, muitos bons engenheiros de softwares, mas as estruturas governamentais do país são subdesenvolvidas. Mesmo quando você olha para os Estados Unidos e para o Reino Unido e o estrago que as notícias falsas causaram nestes países, filtros e barreiras sofisticados estão falhando, e esses artifícios não existem no Brasil. A única vantagem significante do Brasil em relação às fake news é a língua portuguesa, porque os brasileiros conseguem perceber quando algo não foi escrito em português correto. Mas em termos de infraestrutura de proteção contra as fake news, o Brasil não está em uma posição muito favorável.

» Qual o grau da influência russa nas eleições de Donald Trump?

O que acontece é que a situação econômica da Rússia é 10 vezes pior do que a norte-americana. Não dá para competir com armas convencionais e nem com armas cibernéticas. Então, é necessário usar as armas que se tem. E os russos perceberam as fraquezas do sistema democrático dos EUA e da Europa, e como as fake news são um meio artificial muito barato e eles criaram incertezas entre a sua proteção, competidores e inimigos.

» Qual é a responsabilidade de empresas?

Facebook e o Google são editores, apesar de eles dizerem que apenas fornecem manchetes para uma audiência completamente aberta. Mas eles precisam começar a assumir responsabilidades sobre o conteúdo, como os jornais, inclusive os ao vivo, têm.

» Como grupos da sociedade civil podem combater as fake news?

Isso é muito complicado pelo fato de as fake news se espalharem em uma variedade muito grande de websites. Então, acho isso uma armadilha. Não tenho certeza sobre o que a sociedade civil pode fazer sobre isso. Eu diria que isso está mais provavelmente no nível governamental.

» Como combater as fake news sem atingir a liberdade de expressão?

A princípio, as leis de informações deveriam existir também para a internet. Na prática, isso não acontece. E o que você percebe é um debate muito polarizado. O nível de debate on-line é extremamente agressivo e essa, para mim, é maior preocupação. Até mais que as fake news, e, claro, elas estão relacionadas. E as leis aplicadas pela mídia no jornalismo impresso não parece ser utilizada nas mídias sociais. No Reino Unido, houve um aumento de processos contra indivíduos em redes sociais. A polícia tem percebido isso como uma área problemática.

04

A salvação

Não se produz fake news do dia para a noite. Todo o trabalho leva meses. Isso significa que a preparação de um determinado produto deve ser feita ainda no início do ano eleitoral. Neste momento, há grupos rastreando endereços de e-mails e números de telefones. Não duvide, por exemplo, se o celular começar a tocar sem que alguém fale do outro lado da linha, e tudo não passe de testes de uma empresa de disparos de WhatsApp. O endereço do e-mail pessoal esqueça, este já foi rastreado uma centena de vezes.

Mercenários profissionais começam a montar os exércitos de fake news meses antes de uma eleição. Para que pareçam minimamente reais, têm de ser feitos quase manualmente, mesmo com dados e fotos falsas dos usuários, num processo longo de adicionar amigos, curtir páginas — todas aquelas tarefas realizadas pelo cidadão comum dentro da rede social. A partir de impulsionamentos no Facebook, gente contratada por mercenários inicia a manipulação dos falsos perfis, que dão “bom dia”, vão a restaurantes, supermercados e, por fim, espalham as fake news. Na prática, aquele amigo pode não existir, mas tem chances de influenciar alguém. Mas essa é apenas uma parte menor da estratégia. O conjunto do trabalho do mercenário é que faz a diferença.

Umas das ações dos mercenários envolve a mineração de e-mails e números de telefone, depois da compra de grandes lotes de endereços no mercado paralelo de dados. A venda é feita a funcionários corruptos de grandes empresas comerciais, que repassam os cadastros de clientes. O próprio FN003 explica: “Depois de receber todos aqueles dados, é preciso minerá-los. Ou seja, é preciso saber, por exemplo, se os e-mails estão ativos”. A tarefa é fundamental para evitar que os disparos das fake news caíam nas caixas de spam, o que inviabilizaria toda a estratégia. Para o sucesso da operação, é preciso combinar ações específicas para e-mails, Facebook e WhatsApp.

O planejamento é feito com tempo e dinheiro. As operações mais efetivas são tão bem pensadas que chegam a enganar os militantes mais ferrenhos de partidos. FN003 lembra-se da montagem de um site com as cores principais de uma legenda. Ali, ele passou a anexar artigos e exultar, a partir de palavras de ordem, “convertidos” a defenderem causas que o próprio candidato queria isolar na campanha por saber que perderia votos entre eleitores ainda indecisos. A página, com indexação eficiente, ganhou corações e mentes dos militantes mais combativos. O mercenário a partir daí começou a radicalizar o discurso, confundindo os próprios marqueteiros do time adversário.

Fábio Malini, professor da Universidade Federal do Espírito Santo e coordenador do Laboratório sobre Imagem e Cibercultura (Labic), acredita que a incerteza do cenário eleitoral brasileiro neste momento estimula a produção das fake news. Ele compara o período de campanha deste ano com a greve da Polícia Militar do Espírito Santo, em fevereiro do ano passado, e avalia que foi ainda mais dramática por causa da quantidade de notícias falsas que circulou durante a paralisação.

“Naquele momento havia um clima de incerteza e uma ambiguidade das próprias autoridades”, afirmou Malini. “De certa forma, as eleições de outubro apresentam esse vazio, um jogo jogado nas sombras, em que os próprios políticos não sabem qual o futuro. Não há a menor dúvida que será um ambiente fértil para as fake news”, completou.

Risco externo

Se a guerra entre os candidatos será repleta de fake news, o Brasil ainda parece estar livre de ataques de fora, como ocorreu nos Estados Unidos. “Não acredito que não exista aqui um interesse internacional para se movimentar uma estrutura daquelas para interferir na eleição daqui. Agora, que a gente vai ter uma enxurrada de fake news interna, não há a menor dúvida”, afirmou Eugênio Ricas, diretor de Investigação e Combate ao Crime Organizado da Polícia Federal.

Na última sexta-feira, Ricas se encontrou com o representante do FBI, a agência norte-americana responsável por crimes federais. A corporação atua nas investigações sobre os ataque dos russos na última eleição que elegeu Donald Trump. Integrantes da Polícia Federal e do FBI iniciaram conversas para um acordo de cooperação e troca de informações. Tal ação deve municiar os agentes brasileiros para trabalharem durante a campanha brasileira, na tentativa de caçar os mercenários.

A primeira experiência de Ricas com ataques coordenados de fake news também ocorreu na greve da PM do Espírito Santo, no ano passado. A metralhadora digital de mercenários foi apontada para o policial. Naquele período, Ricas era secretário de Justiça do estado. “A quantidade de fake news era surreal, uma coisa criminosa contra a sociedade.” Na manhã de sábado de carnaval, ele deu uma entrevista contra “o terrorismo” de Estado. Menos de quatro horas depois, Ricas e parte da família foram vítimas de um doxing, como é chamada a prática virtual de pesquisar e distribuir de forma viral os dados pessoais de alguém. As investigações do crime ainda estão em andamento, com pistas apontando para políticos e até mesmo para o lobby da indústria armamentista.

Em entrevista ao Correio, o escritor Misha Glenny, autor de Mercado sombrio — o crime e você (Companhia das Letras), afirma que o Brasil não está preparado para a guerra. “Quando você olha para os Estados Unidos e para o Reino Unido, você percebe que, mesmo filtros e barreiras sofisticados, falharam”, disse ele. “E o Brasil não tem nem mesmo esses artifícios.” Glenny vê uma única vantagem a nosso favor em relação ao combate às fake news. “A única vantagem significante do Brasil em relação às fake news é a língua portuguesa. Os brasileiros conseguem perceber quando algo não foi escrito em português corretamente”, afirmou ele. “Mas, em termos de infraestrutura de proteção contra as fake news, o Brasil não está em uma posição muito favorável.” Que venham as eleições. (LC)