Breno Fortes/CB/D.A Press
os desafios dos transportes para o acordo de Paris
Em novembro de 2015, quase duzentos países aprovaram o Acordo de Paris, um marco internacional que busca reduzir as emissões de gases de efeito estufa (GEE) na atmosfera em quantidade suficiente para manter o aquecimento global abaixo de 2ºC até 2030, além de redobrar esforços para limitar o aumento da temperatura a 1,5º C. Os riscos de não bater a meta é o fim da sociedade como conhecemos até o fim do século.
Em novembro de 2015, quase duzentos países aprovaram o Acordo de Paris, um marco internacional que busca reduzir as emissões de gases de efeito estufa (GEE) na atmosfera em quantidade suficiente para manter o aquecimento global abaixo de 2ºC até 2030.
49,5%
do problema

Levantamento de órgãos governamentais do Distrito Federal mostram que 49,5% dos gases de efeito estufa emitidos na capital vêm do setor de transportes. Isso faz que esse seguimento seja a principal barreira de Brasília para o cumprimento do acordo de Paris.

Superpopulação
de carros

De 2010 a 2018, a população do Distrito Federal aumentou em 17,2%. No mesmo período, o número de veículos subiu 53%. De 2015, ano em que o acordo foi assinado, até junho deste ano, a quantidade carros na capital aumentou 7,3%. Caso o índice continue nesse ritmo, em 2030 serão 2.308.000 veículos.

Biocombustível
o futuro sustentável

Entre as alternativas de descarbonizarão do setor de transportes, existem os biocombustíveis avançados, que são uma solução eficaz e de rápida implementação. Esse tipo de abastecimento pode combater o avanço do efeito estufa e ajudar a capital a cumprir as metas do acordo de Paris.

Veícular
elétrico

Em Brasília, o número de veículos elétricos não chega a 0,5% da frota total de veículos, estimada em mais de 1,7 milhão. Especialistas ressaltam que esse tipo de frota é capaz de reduzir a emissões dos gases de efeito estufa, responsável por quase metade da poluição no DF. Além de serem silenciosos e potentes, os carros elétricos se tornam mais econômicos na hora de abastecer.